Artroplastia do joelho
A artroplastia do joelho é um procedimento que visa substituir a superfície articular do joelho que foi acometida por osteoartrose.
A osteoartrose é uma doença de etiopatogenia complexa que resulta em alterações da cartilagem, membrana sinovial e erosões ósseas. Podem existir padrões distintos de acometimento de acordo com a causa: osteonecrose (ON), trauma, artrite séptica, artrite reumatóide, entre outros.
No joelho, a artroplastia está indicada idealmente após os 60 anos de idade em pacientes com artrose grave que não obtiveram melhora dos sintomas após tentativa de tratamento conservador. A sobrevida da prótese varia entre 15 a 20 anos na literatura, todavia pode falhar antes por vários motivos. Existem situações excepcionais em que pacientes mais jovens podem receber indicação de artroplastia do joelho.
A artroplastia pode substituir todos os compartimentos do joelho, ou apenas um dos compartimentos acometidos. A indicação da melhor técnica deve ser discutida com o seu ortopedista.

Atualmente, a artroplastia do joelho pode ser realizada utilizando guias convencionais ou com assistência robótica. Na primeira técnica, guias com angulações fixas são utilizados para orientar os cortes ósseos. Na cirurgia robótica, após instalação de instrumentos específicos, permite-se que o alinhamento seja feito de acordo com características de cada paciente.

Recomendações
Um mês antes da cirurgia.
Neste período você deve se preparar clinicamente para o procedimento proposto. É fundamental agendar uma avaliação com seu cardiologista de confiança e com o médico anestesista da instituição onde ocorrerá o procedimento. Além disso, recomenda-se uma avaliação odontológica completa para eliminação de focos de infecção a distância (ex: cáries, placas de tártaro). Qualquer intervenção odontológica deve ser feita antes do procedimento ortopédico. Interromper completamente o tabagismo é obrigatório e melhora consideravelmente a evolução dos pacientes candidatos ao tratamento cirúrgico. Caso haja dificuldade para fazê-lo espontaneamente, agende uma consulta com o seu médico clínico ou cardiologista que poderá prescrever medicações para ajuda-lo nesta tarefa.
Caso não possua os profissionais acima de sua confiança seguem algumas sugestões:
Avaliação de risco cirúrgico
Dr. Lucas Espindola Borges – (31) 3289-5040 / (31) 32676518 / (31) 98390-6816
Dr. Lucas Bellusci Paolucci Amorim – (31) 32895040
Avaliação pré-anestésica
Dra Renata Kruger – IOT: (31) 3213-8166 / Consultório: (31) 99182-6454 / (31) 3284-1000
Consultórios Instituto Orizonti – (31) 3299-1300
Consultórios Biocor – (31) 3289-5040
Uma semana antes do procedimento
Momento de cuidar dos detalhes finais. É muito importante adquirir os itens que serão utilizados no pós-operatório e checar a disponibilidade dos profissionais que o ajudarão na fase inicial da recuperação. Separe também todos os documentos que deverão ser levados no dia do procedimento:
1. Avaliação de risco pré-anestésico
2. Avaliação de risco cirúrgico cardiológico
3. Exames de imagem
4. Documentos de identificação
5. Termo de consentimento livre e esclarecido assinado
Adquirir:
1. Meias Thrombexin 7/8 – um par
Outras marcas podem ser compradas, ex: Sigvaris. A qualidade do produto pode variar de acordo com o preço.
2. Andador (pode ser comprado ou alugado) – Será utilizado pelo período de 15 a 30 dias
Sugestão: Helena Ferreira Meias – (31) 3222-2896
Três dias antes do procedimento.
Banho pré-operatório:
1. Gluconato de Clorexidina 2% líquido ————————————————— 01 frasco
Tomar banho com o sabonete nos 3 dias que antecedem e no dia do procedimento cirúrgico. Esse sabonete será utilizado também para lavar a ferida cirúrgica após o banho a partir do quinto dia de pós-operatório.
O sabonete pode ser encontrado em drogarias, por exemplo, drogaria Araújo.
No dia do procedimento.
Chegou o tão esperado dia da cirurgia. Lembre-se:
- Trazer um acompanhante que deve permanecer durante sua permanência no hospital. Logo após a cirurgia, procurarei este acompanhante para repassar o boletim cirúrgico.
- Trazer todos os exames: imagem, laboratoriais e relatórios médicos.
- O jejum deve ser de no mínimo 8 horas, permitido tomar água (apenas água, em pequena quantidade) até 2 horas antes da cirurgia. Medicamentos como anti-hipertensivos devem ser tomados com um pouco de água no dia do procedimento (as dúvidas devem ser esclarecidas na consulta pré-anestésica).
- Você deve tomar banho pela manhã, no dia do procedimento.
- Preencher e assinar o TCLE – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (caso ainda não o tenha feito).
No pós-operatório.
Você recebeu alta e a partir deste momento deve focar na sua recuperação.
• Providencie o material para curativo domiciliar:
• Atadura de crepom de 15 cm
• Compressa tipo gaze 13 fios
• Soro fisiológico
• Sabonete de Clorexidina (utilizado no banho pré-operatório)
• Durante cerca de 6 semanas haverá restrição para realizar algumas atividades como subir e descer escadas, frequentar academia de ginástica, prepare-se para evitar grandes esforços neste período.
Sugestão de Fisioterapia domiciliar:
Andrea – (31) 99674-8923
Fernanda – (31) 98811-5624
Felipe – (31) 99136-4269
Obs: A fisioterapia em clínicas conveniadas é liberada após a retirada dos pontos.
Dúvidas administrativas e agendamento do primeiro retorno após a cirurgia devem ser feitos com a secretária Thaíse pelo telefone (31) 98291-3452.
Emergências: Pronto Socorro do Biocor Instituto ou Instituto Orizonti, de acordo com o local onde foi feita a cirurgia
Downloads
Clique para baixar as recomendações acima descritas